5 dicas para usar cores fortes nas paredes

Como os tons mais fortes pesam os ambientes, escolha deve ser bem pensada para que haja harmonização dos ambientes.


As cores das paredes cumprem um papel decorativo e podem fazer todo um ambiente mudar de cara como em um passe de mágica. A cores fortes e quentes têm sido a opção de muitas pessoas que desejam mudar radicamente – e com personalidade – algum cômodo da casa. Entretanto, o uso dessas cores requer cuidados, seja na sua aplicação ou na composição com os outros elementos decorativos, pois a harmonia nunca pode ser perdida de vista. Pensando nisso, preparamos uma lista com dicas sobre como usar cores fortes nas paredes…

Quantas paredes?

Não é recomendável pintar todas as quatro paredes e o teto de um cômodo com uma cor forte, pois isso prejudica a iluminação, deixa o ambiente com sensação de ser menor e pode cansar as vistas. O ideal é a pintura de uma só parede, a de maior destaque do cômodo, para que ela harmonize com os outros elementos e não domine todo o espaço.




Como compor?

A parede pintada com uma cor forte é a de maior destaque no cômodo e, portanto, pode receber quadros, porta retratos e outros “penduricalhos”. Se você deseja chamar a atenção para algum objeto, deixe-o junto dessa parede, já que ele ficará em evidência. Só fique atento à combinação de cores. Uma parede vermelha com um quadro laranja pode deixar o ambiente “over” e a decoração de mau gosto. Preze pela harmonia entre os tons quentes e frios e os claros e escuros.

Parede colorida + papel de parede

A composição entre uma parede colorida e um papel de parede pode deixar o seu ambiente ainda mais ousado. Como já dissemos, a harmonia não pode ser esquecida. Portanto, o ideal é que junto à parede de cor forte, as outras três paredes ganhem um papel em cores neutras ou padrões pequenos. O tipo fica a seu critério: geométrico, floral ou de outro tipo. Como as paredes já serão os personagens principais, os móveis e objetos decorativos devem ser mais sóbrios e discretos.

Vários cômodos

Se você deseja usar várias cores, que tal pintar uma parede de cada um dos quartos e da sala, com cores fortes e diferentes entre si? Se você tem filhos, essa escolha pode ser divertida, pois cada um poderá escolher a cor que lhe representa.

Qual a sensação desejada por você?

A escolha das cores para as paredes não deve prezar apenas a estética, mas também o bem estar e o que aquela cor representa. As cores nos transmitem sensações, e é importante saber o que cada uma delas traz consigo. Por exemplo:

Vermelho é uma cor quente que traz calor e a alegria. Entretanto, ela pode pender tanto para uma sensação de energia positiva quanto negativa e pesada. A sua escolha deve ser bem consciente! Se quiser diminuir um pouco a carga do vermelho, o laranja pode ser uma opção, sendo que essa cor também estimula a energia e a criatividade.

Verde transmite paz e tranquilidade e é a cor relacionada à cura.

Azul é uma cor que inspira confiança, lealdade e fé. Também está relacionada à inteligência e aos processos mentais mais claros.

Amarelo traz a força e a alegria do sol, sendo capaz de despertar sensações de coragem e inspiração.