Novos sistemas garantem à Caesb referência em gestão ambiental

Dois sistemas, um de compras sustentáveis e um de gestão de resíduos sólidos, estão tornando a Caesb referência nacional em cuidados e respeito para com o meio ambiente. A Caesb está se tornando referência na prestação de serviços ambientais, empregando um sistema de gestão ambiental capaz de nortear suas atividades, seus processos e serviços no setor de saneamento.


Para garantir um sistema de compra que seja eficiente do ponto de vista ambiental, desde 2012, a Caesb exige que todos os termos de referência para compras, processos de compra e prestação de serviços contenham requisitos ambientais. Além disso, as empresas fornecedoras devem comprovadamente atender a todas as normas ambientais estipuladas no edital fornecido pela Companhia.


Quanto aos procedimentos de gestão de resíduos sólidos, a Caesb realiza coletas seletivas e destinação ambientalmente adequada dos resíduos especiais, considerados perigosos e que são originados nos processos de tratamento de água, de esgoto e nos laboratórios de análises, tais como: produtos químicos, além de resíduos das atividades de manutenção e operação dos sistemas como derivados de petróleo (óleos e graxas lubrificantes), pilhas, baterias e lâmpadas mercuriais; e os recicláveis, como resíduos de papel e papelão, materiais metálicos, vidros e plásticos.

Em 2014, a Caesb já investiu cerca de R$ 27 mil em resíduos coletados. Foram recolhidos mais de 4 mil quilos de resíduos especiais e 7 mil lâmpadas mercuriais nas unidades da Companhia. As lâmpadas fluorescentes possuem materiais químicos perigosos para o meio ambiente e à saúde humana, como o mercúrio e o chumbo. Com a destinação correta dessas lâmpadas todos os seus componentes (mercúrio, vidro e alumínio) são reciclados, ou seja, é o retorno de cada elemento à cadeia produtiva. Estas lâmpadas foram coletadas juntamente com a empresa Ambserv, que foi contratada por meio de licitação com o objetivo de recolher, descontaminar e prover a destinação ambientalmente correta para estes resíduos.

A Companhia também recolheu 1771 pilhas e 27 baterias que foram encaminhadas ao Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU) para que se proceda a adequada destinação final. Além disso, cerca de 4 toneladas de papel foram doadas para a cooperativa 100 Dimensão para serem recicladas.

Com a implantação deste Sistema de Gestão Ambiental, a Caesb mostra sua preocupação com a preservação do meio ambiente e com a responsabilidade ambiental por meio de práticas sustentáveis, fazendo com que estes resíduos não representem risco de contaminação para as pessoas, água, animais e solo.
TAG