Economize até 75% utilizando bacias com caixa acoplada

Economizar água é pensar no futuro! E o mercado de louças sanitárias, aderindo a essa ideia, cria tecnologias cada vez mais orientadas ao consumo consciente de água


Um exemplo disso são os vasos, ou bacias, com caixa acoplada com acionamento duplo de descarga. Os vasos sanitários já necessitaram de 18 litros de água por descarga, depois diminuíram o consumo para 14L e 10L e, atualmente, no mercado brasileiro, encontramos vasos sanitários que necessitam de 3 a 6 litros de água por descarga: esses são os vasos com caixas que possuem válvula de acionamento duplo. Este sistema reduz o volume de água utilizado através do acionamento de duas teclas. 

A menor, despeja 3 litros de água, sendo usada para o escoamento dos líquidos. A maior, despeja 6 litros e é usada para escoar os sólidos. Isso estimula o consumo consciente e gera aproximadamente 30% de economia em relação aos outros modelos e até 75% de economia em relação às caixas convencionais.

 

Essa economia acontece, porque esses modelos de válvulas possuem uma caixa com dois níveis que podem ser acionados juntos ou separadamente, através de dois botões, geralmente localizados na parte superior da caixa, o que difere do sistema antigo, que possui apenas um botão de acionamento. Segundo a arquiteta Andreza Baroni, "quem possui a válvula tradicional da caixa acoplada e quer fazer economia pode fazer a troca por uma válvula mais moderna com acionamento duplo desde que a bacia faça a sifonagem com 6 litros de água e possua acionamento na tampa".

Para identificar esta informação, verifique se na louça, próximo à fixação do assento, está escrito "6,0 LPF". Caso a bacia não seja de 6 litros, será necessária a substituição de todo o conjunto: bacia + caixa acoplada. Por isso, quando for reformar ou construir, faça a opção por válvulas mais econômicas, mesmo que estas sejam mais caras, pois com certeza, ao longo do tempo, você e o planeta sairão ganhando.


TAG