Papel Social do Sindico

O Sindico em regra deve ser uma pessoa que agrega e tenha o diálogo como seu principal instrumento de convivência

Deve estar disposto a resolver além das questões econômicas e jurídicas, qualquer conflito que envolva o relacionamento dos condôminos, funcionários, terceirizados e visitas. 

Métodos Existentes de Soluções de Conflitos 

A negociação, conciliação e mediação são Instrumentos que o Sindico deve utilizar para resolver conflitos de relacionamentos, entre outros. 

Negociação – entre duas pessoas sem a intervenção de um terceiro. 

Conciliação e Mediação – Não há impedimento que o Sindico atue como mediador ou conciliador, para resolver questões de conflitos internos em especial, mas recomendamos a ajuda de um profissional habilitado, por causa da neutralidade. 

Arbitragem – é uma forma de solução de conflitos em que as partes, por livre e espontânea vontade, elegem um terceiro, o árbitro ou Câmara Arbitral. O árbitro ou Câmara Arbitral escolhido pelas partes emitirá uma sentença que terá a mesma força de título executivo judicial, contra a qual não caberá qualquer recurso, exceto embargos de declaração. O árbitro deverá exercer o seu trabalho com imparcialidade e confidencialidade. 

Judicial – Quando as partes se socorrem do Judiciário para terem uma solução do seu conflito. 

CEJUSC – Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – a parte irá até este Centro e lá terá uma pessoa que reduzirá a termo o seu pedido e irá enviar uma carta- convite para a outra parte. Se houver acordo, este será homologado por um Juiz de Direito e terá força executiva.
TAG