Despertando o interesse dos condôminos

Um dos grandes desafios enfrentados pelos síndicos que buscam efetuar uma boa gestão é canalizar a atenção dos moradores, a fim de que estes tenham interesses e participem das assembleias




Um dos grandes desafios enfrentados pelos síndicos que buscam efetuar uma boa gestão é canalizar a atenção dos moradores, a fim de que estes tenham interesses e participem das assembleias.

Há muitas teorias sobre como despertar e compreender o interesse das pessoas. Fazem parte desses estudos os quatro desejos básicos dos individuos. São eles:

1) seguranças
2) Novas experiências
3) Reconhecimentos
4) Respeito

É interessante observar que nenhum desses desejos existem isolados, mas sim combinados em vários graus.

SEGURANÇA

Todos os desejos ou intenções são baseados no sistema de valores de cada membro do grupo.

O desejo de segurança é bastante abragente, pois engloba os seguintes elementos

– O alimento necessarios ou seu sustento
– A vestimenta
– As reservas suficientes para garanti-los no futuros
– As crenças
– O sentimentos de pertencer e ser aceito pelo grupo.
– A esperança de que as mudanças sejam feitas lentamente.

Talvez estejam no item “segurança” os motivos que levaram os moradores de apartamentos a escolher como moradia os edificios. Buscam um abrigo mais seguros, devido ao grande grau de criminalidade existentes em grandes cidades. A procura é tão elevada que resultou num aumento substancial no valor dos apartamentos . AS pessoas sacrificam o conforto e a independência que uma casa pode proporcionar e todo seu espaço, em troca de segurança.

NOVAS EXPERIÊNCIAS

Esses desejo e motivação é satisfeito pelo contato com novos conhecimentos, pela procura ou criação de situações sociais nas quais os individuos se envolvem, adquirindo e aceitando novas e diferentes reposabilidades e encargos.

Um grupo desmotivado em conseguir novas esperiências poderá criar meios de desorganizar o grupo para manter a situação atual. Poderá encontrar pessoas que compartilham a sua opnião e formará como elas uma fração unida, voltada mais para seus interesses do que para os da maioria das pessoas que compõem o condomínio.

Às vezes essas atitudes não são conscientes no início, como os problemas causados pelas crianças que desrespeitam o Regularmento Interno e cujos os pais, ao contrário do que se espera, não adotam nenhuma atitude corretiva. Persistindo os acontecimentos, tornam-se crônicos, causando prejuízo aos outros moradores, que, insatisfeitos, relutarão em participar das atividades do grupo.

RECONHECIMENTO

O desejo de reconhecimento caracteriza-se pela vontade de “ser alguém” aos olhos dos vizinhos. Todo individuo sente necessidade de ser considerado importante pelos semelhantes, sendo que para alguns membros do grupo esse desejo é mais acentuadoque para os outros.

A decisão de um morador de candidatar-se ao cargo de síndico pode ser motivada pela busca de reconhecimento, posição e consideração. Dependendo da maneira de conduzir a gestão, de fato ele poderá obter todos esses atributos naturalmente, mas, caso não consiga harmanizar o condominio, apenas terá o cargo, não contando com o reconhecimento nem com a consideração

Seria importante que os sindicos evidenciassem sempre em suas atitudes que todos os moradores possuem o mesmo grau de valor, evitando o favorecimento de alguns em detrimento de outros. Estariam assim criando a possibilidade para que mais pessoas venham a participar da vida condominial.

A falta de atenção por parte do síndico a esses desejos poderá trazer frustações, tornando alguns moradores inconvenientes, provocadores de tumultos e discutidores. Um exemplo claro para essa afirmação seria seria o comportamento indesejado de alguns nas assembleias.

RESPEITO

O desejo de respeito é a necessidade que as pessoas tem de ser queridas; a sensação de que os outros gostam de sua companhia e querem mantê-la . As pessoas procuram afeto e integração com as demais.

É fundamental que o síndico procure criar um ambiente onde o respeito prevalença em qualquer situação. infelizmente, é comum, sobretudo nas assembleias, haver discordãncia de opiniões, atitudes desrespeitosas, como agressões orais, chegando até o ponto de algum morador ser isolado do grupoe , muitas vezes, himilhado perante os outros.

O medo dessas pressões e de terem suas opiniões conhecidas e não aceitas leva muitos a se isolar, mesmo quando solicitados para participar de importante decisões. esses fatos poderão justificar o baixo número de comparecimento as assembleias.

POR LARISSA QUINTANA
TAG
Author Avatar
Paulo Melo

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)